terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Escolas realizam planejamento pedagógico com base nos resultados da avaliação diagnóstica e simulado do Enem


Escola Estadual Idalina de Paula
Diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede estadual de Educação do Tocantins realizaram,  sexta-feira, 2, o planejamento pedagógico de 2018. Este planejamento foi feito a partir do resultado da primeira avaliação diagnóstica e do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizados entre os dias 24 e 25 de janeiro para toda a rede estadual de ensino.
Com base nos resultados das avaliações e simulados, é possível às unidades de ensino analisarem quais disciplinas necessitam de maior atenção por parte dos professores, visando sempre o fortalecimento da aprendizagem dos alunos. Ao todo, realizaram a avaliação diagnóstica e o simulado do Enem, cerca de 40 mil estudantes dos ensino fundamental e médio.  
Escola  Estadual Deusa Moraes
De acordo com o calendário escolar de 2018, realizaram planejamento pedagógico  sexta-feira, todas as unidades de ensino que iniciaram as aulas no último dia 22 de janeiro. Entre elas, a Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, que funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, 1.080 alunos matriculados. 
A diretora da escola, Aurora Mazarello Silva Souza, apontou os resultados obtidos pela unidade. Segundo ela, cerca de 800 estudantes da 3ª série realizaram o simulado do Enem. “Com base nos resultados que obtivemos na avaliação diagnóstica, bem como no simulado do Enem, é possível planejarmos ações pedagógicas voltadas para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem na nossa escola. O objetivo é definirmos quais áreas do conhecimento necessitam de mais suporte e trabalharmos para melhorar a aprendizagem dos alunos”, disse.

Paraíso
Meirivane Arraes
Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Amâncio de Morais, Meirivany Arraes, que participa do planejamento pedagógico, destacou a importância desse momento. “O planejamento é imprescindível, pois a equipe escolar discute as ações que serão executadas no decorrer do ano, com base nos resultados das avaliações aplicadas, o que gera aprimoramento das práticas pedagógicas”, frisou.
Maria Aparecida Araújo
Já para a professora de Língua Portuguesa da unidade, Maria Aparecida Araújo, a elaboração das atividades tem como base um contexto amplo.  “Discutimos situações recorrentes em sala de aula e casos específicos identificados nas avaliações diagnósticas. A socialização com a equipe escolar possibilita uma visão mais ampla sobre os melhores caminhos para que a aprendizagem do aluno aconteça de forma efetiva”, pontuou.


Colinas
Em Brasilândia, cidade jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Colinas, os educadores do Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales participam do dia destinado ao planejamento pedagógico. Para a diretora Luciana Balbino Teixeira, planejar é indispensável em todos os aspectos. “O planejamento é um processo contínuo na nossa unidade, pois fortalece as atividades pedagógicas e contribui para ampliar o conhecimento”, afirmou.
A coordenadora pedagógica Eunice Nunes de Souza Milhomem, da Escola Estadual João Aires Gabriel, em Palmeirante do Tocantins, frisou que realizar o planejamento com os subsídios das avaliações amplia as chances de sucesso nas estratégias de ensino. “Com base nos resultados da aprendizagem dos alunos, poderemos desenvolver ações visando um resultado satisfatório e um excelente ano letivo”, completou.


Fonte: http://dreparaiso.blogspot.com.br/

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