terça-feira, 18 de abril de 2017

Governo lança nesta segunda-feira os programas de parceria com o Instituto Ayrton Senna

O Governo do Estado realiza nesta segunda-feira, 17, o lançamento da parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) no Tocantins e a abertura das formações dos programas Se Liga Tocantins, Acelera Brasil e Circuito Campeão. O evento será realizado no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), às 19h.


Vão participar cerca de 400 pessoas, entre educadores, secretários municipais de educação, coordenadores municipais dos programas do IAS e técnicos da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.

O programa “Se Liga” visa alfabetizar alunos de 9 a 14 anos de idade que estejam em distorção idade-ano, matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. O programa “Acelera Brasil” também pretende eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, mas é destinado a estudantes que estejam alfabetizados. Já o “Circuito Campeão” vai atender aos educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e propõe o gerenciamento da aprendizagem com a finalidade de evitar ou reduzir a repetência dos alunos.
Com os programas, o Governo do Estado vai atender 12 mil alunos de 131 escolas da rede estadual de ensino e 35 mil alunos de 156 escolas municipais. Aderiram à parceria com o Instituto Ayrton Senna, 56 municípios. Estão sendo investidos recursos da ordem de 3,5 milhões do Tesouro Estadual para a execução dos programas.

A coordenadora Estadual dos Programas do Instituto Ayrton Senna, Simone Pacini, ressaltou que essa parceria com o IAS aconteceu pelos ótimos resultados alcançados com a execução dos programas no Tocantins no período de 2004 a 2009. “Em 2008, conseguimos zerar o abandono escolar no Estado e, com isso, ganhamos o Prêmio Gestão Nota 10, concedido pelo Instituto Ayrton Senna. E foi por causa desse resultado tão significativo para o Tocantins que a Seduc está apostando nos programas como contribuição para melhorar a qualidade da educação”.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, lembrou a discussão que está sendo realizada em todo o País para melhorar a qualidade do ensino médio. “O Governo do Estado entende que temos que melhorar a base, que é a alfabetização e, a maioria desses alunos, cerca de 100 mil, estão nas redes municipais, por isso estamos investindo na formação dos professores e na parceria com os municípios para garantir a todos os estudantes tocantinenses oportunidades de avançarem em seus estudos com qualidade”, explicou.

Histórico de sucesso
Os programas do Instituto Ayrton Senna foram executados no Tocantins de 2004 a 2009, durante a gestão do Governador Marcelo Miranda. No último ano de desenvolvimento no Estado, mais de 50 mil alunos participaram do Circuito Campeão e cerca de 30 mil atendidos pelo Se Liga e pelo Acelera Brasil.

Apoio aos municípios
O Estado irá disponibilizar aos municípios que aderirem aos programas, em regime de cooperação mútua: material didático-pedagógico e monitoramento presencial pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes capacitados pelo instituto.
Serão beneficiados os municípios com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e maior incidência de alunos em distorção idade-ano. As cidades que não atendam a esses critérios também poderão aderir, com recursos próprios.  Para estes casos, o Estado disponibilizará equipe de formadores e apoio à supervisão.

O Instituto
O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar a diminuir as desigualdades sociais no Brasil, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da educação.  Seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos.

fonte:http://dreparaiso.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares