A diretoria Regional de Paraíso do Tocantins, realizou dia 22/09/2016 em parceria com a SEDUC-TO, Oficina sobre Análise dos Resultados da Avaliação Diagnóstica e Simulado do ENEM. A oficina aconteceu no período matutino no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Paraíso, e no período vespertino no Auditório do Centro e Ensino Médio José Alves de Assis. A oficina foi ministrada pelas técnicas da SEDUC, Abias Gomes de Araújo Andrade, Elisama M. de Paiva Santos e Auraleuda Freitas.
Sobre a Oficina.
Após apresentação de vídeo com mensagem da Secretária Estadual de Educação Vanessa Zavarese Sechim, foram pontuados alguns trechos para discussão:A rede e seus resultados, Fortalecimento da visão na escola., Foco: aluno/sala de aula/professor/aprendizagem, Pré-requisitos para sequência dos estudos.
Na apresentação dos índices de avaliações oficiais das esferas Nacionais, Estaduais e Municipais, verifica-se a necessidade urgente de reformulação do ensino-aprendizagem, buscando novos focos de atuação, de formação do professor, que de fato é o elo mais importante entre o planejamento e a execução das políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino.
Como o IDEB é calculado?
O IDEB é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nosexames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
FONTE: MEC/INEP www.inep.gov.br.
Realinhando os conteúdos
Orientar sobre a forma de analisar os resultados da Avaliação diagnóstica e Simulado do ENEM, aplicada na rede estadual de ensino nos dias 15 e 16/09, foi o foco da oficina. O objetivo dessa avaliação foi dar aos alunos da rede estadual a oportunidade de testarem seus conhecimentos. A proposta da Seduc foi antecipar resultados, para o realinhamento de conteúdos.
Para o Diretor Regional de Ensino Prof. Neivon Bezerra, “diante dos índices dos últimos resultados oficiais, torna se necessária intervenção pedagógica, e essa nova política da SEDUC vem de encontro aos anseios de todos os educadores que buscam reestabelecer o desenvolvimento alcançado em outras avaliações anteriores. Diagnosticar e realinhar os conteúdos são ações que certamente nos levarão a melhores índices avaliativos”, disse o Diretor.
Fonte: http://dreparaiso.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário